A Liga

A LACHGAIA completou 27 anos em 2016, nos momentos conturbados que vivemos, fruto de profundas alterações sociais e económicas exige-se uma reflexão sobre o que pretendemos que seja o futuro desta Associação que trabalha exclusivamente com Voluntários ao serviço dos Doentes e das suas Famílias.
 
Falar do que somos e fazemos, as dificuldades sentidas e ultrapassadas, da impotência face ao número crescente de solicitações é apenas uma tentativa de sensibilizar a nossa comunidade para o trabalho que desenvolvemos.
 
Para os grupos mais vulneráveis da comunidade, adquirir um medicamento que reduza a dor Oncológica é muitas vezes incomportável com os rendimentos que usufruem. Comprar um suplemento alimentar que promova qualidade de vida é para muitos um luxo. Vir ao Hospital receber tratamento é impossível para muitos dos nosso doentes. Vestir alguns, acompanhá-los no internamento, consultas e urgência, pagar deslocações, oferecer o conforto de uma bebida quente, subsidiar medicamentos, próteses, reduzir a solidão, oferecer um sorriso é a nossa actividade diária.
 
Enfrentamos muitas e novas formas de exclusão resultantes da doença, da idade, do isolamento social, do desconhecimento dos recursos e dos sistemas de ajuda, do desemprego e das faltas de apoio. Esta multidimensionalidade  da exclusão e da 
vulnerabilidade é ainda mais sentida em instituições como a nossa Liga quando a capacidade de resposta se esgota. Compete-nos torná-la visível aos nossos concidadãos.
 
O Voluntariado assume um papel muito importante ao dar respostas a estas questões, para que o consigamos
necessitamos de desenvolver uma intervenção adequada a cada caso, que seja analisada pelos profissionais, médicos, enfermeiros, técnicos de Serviço Social, e orientados para as reais necessidades da comunidade,  para que a Pessoa se sinta escutada, vista, sentida, respeitada, em toda a sua especificidade.
 
A única forma de financiamento da Liga são as contribuições dos sócios, apenas um euro mensal, as ofertas das empresas que podem ser deduzidas nos impostos e os peditórios anuais.
 
 
Ajude-nos a ajudar. Faça-se Sócio!
 Inscreva-se como VOLUNTÁRIO.